sexta-feira, 1 de março de 2013

Aquecimento Global: Realidade inventada? - Polêmica da semana

Hoje, abre-se a tag "Polêmica da semana" e eu NÃO vou iniciar falando sobre a renúncia do Papa Bento XVI ou sobre a Jornalista e blogueira Cubana de nome engraçado. Aliás, seria bem mais fácil falar sobre esses dois assuntos, já que determinada rede de telecomunicações brasileira (a Globo mesmo) está nos saturando a semana inteira com notícias e mais notícias sobre.
A polêmica de hoje é: Aquecimento Global. Realidade inventada?
Meu título é muito teatral, eu sei. Vamos aos fatos:

- É FATO QUE: O aquecimento global é necessário para vida do planeta. (Ah, jura?)


O aquecimento global "é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI." (Wikipédia).
Alguns cientistas ainda alertam que é um fenômeno natural do planeta, e que só estamos alarmados pois analisamos em um curto período de tempo ( por volta de 200 anos).
Ainda no governo Bush,em 2007, a porta-voz oficial da IPCC na época, Kristen Hellmer, disse que nos traria benefícios: "É importante considerar tanto os riscos como os benefícios para a saúde do aquecimento global. Nós nos apoiamos nas melhores ciências e tecnologias para definir nossas decisões políticas".

-TAMBÉM É FATO QUE: Devemos cuidar do planeta.

O aquecimento global não é teoria ou historinha pra boi dormir. Ele é, de fato, um fenômeno ocorrente em nosso planeta hoje. Há indícios fortíssimos de várias mudanças no clima da terra, ao longo dos bilhões de anos, como a Era Glacial, e com certeza, o que as nações querem evitar é uma repetição da destruição da vida na terra. Porém, nossas tentativas podem nos levar a lugar nenhum. A natureza é bem mais forte do que realmente imaginamos, e talvez nem toda nossa tecnologia possa impedir a destruição do planeta. Espero que, daqui há 500 milhões de anos, os futuros habitantes da terra entendam que fizemos tudo o que podemos, e que não escavem nossas ossadas e mexam em nossas casas, assim como fazemos com os dinossauros e homens de Neandertal.
E também, nada pode acontecer. Aí, finalmente, depois de tantas especulações e teorias assustadoras,
aprendamos a cuidar do nosso querido planeta.



O BRASIL NO ASSUNTO: Divino Moura, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia , disse, em 2007, que o aquecimento global e a atual evidência do assunto no mundo pode trazem investimentos "as energias renováveis e aos biocombustíveis, que podem ser a porta para o desenvolvimento econômico" de países como o Brasil, Argentina,...



De 2007 para 2013, pouca coisa aconteceu no que se refere ao acesso a população à políticas de preservação. Isso é culpa do governo, que não nos disponibiliza meios de aprendizado e informação, e também é culpa de nós mesmos, que não as buscamos.


OBS: Imagens do Google Imagens, se você é dono dessa imagem, procure a aba Contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário